Início Não categorizado Varejo 4.0 e as tendências na Era Digital

Varejo 4.0 e as tendências na Era Digital

30
0

Vender e comprar são algumas das mais antigas atividades praticadas pela humanidade, porém, de uns milhares de anos para cá, com os avanços econômicos e tecnológicos mundiais, as formas como o comércio acontece, mudou drasticamente. O que é a vontade de comprar afinal, senão a consequência de um estímulo provocado por aquele que quer vender alguma coisa? Só existe um elemento no meio disso tudo, e ele também é bem velho: a comunicação.

Parece simples, não é, quando você reflete sobre elementos que estruturam o comércio? Um vendedor, um comprador e a comunicação entre eles. Porém, nunca foi fácil. Elementos como preço, concorrência e a qualidade do serviço ou produto sempre foram variáveis importantes nesse processo, e nessa Era de revolução digital então, vender tornou-se um processo complexo e amplo, especialmente no campo do varejo, que é a venda de produtos ou serviços feita diretamente ao consumidor final, sem intermediários.

O “varejo 4.0” já é a quarta fase de um processo evolutivo que vem ocorrendo desde a sua versão 1.0, quando a venda era centrada no produto e na produção, depois passando para o varejo o 2.0, que pela primeira vez, colocou o cliente como foco, porém restrito ainda ao nível de consumidor. O que logo foi corrigido pelo varejo 3.0, também focado no consumidor, porém pensando neles como seres mais criteriosos, e por fim, esta nova fase, que engloba os grandes avanços tecnológicos dos últimos anos e as mudanças nas formas de comunicar e consumir, e que envolve tendências como a internet das coisas, realidade virtual e aumentada, inteligência artificial, mobile e aplicativos, pagamentos com um clique, operações e engajamento do consumidor.

Esse novo modelo agora pensa nos consumidores não somente como potenciais clientes com quem se deve estabelecer um bom relacionamento, mas reconhece a seu papel ativo no processo, como pessoas que cedem informações, compartilham, falam do que gostam, do que não gostam e que conhecem a fundo o que buscam.

De um modo geral, o varejo 4.0 se estrutura em quatro pilares principais: tecnologia, ambiente, talento e serviços. Esses quatro elementos, estrategicamente pensados e atrelados à uma comunicação inteligente com os clientes, no que envolve os ambientes físicos e digitais, são a peça-chave para o sucesso dos varejistas da atualidade.

Como acompanhar esta mudança?

Agora a dinâmica mudou e a comunicação é muito mais fácil. A interação com o consumidor é possível nos mais diversos gadgets tecnológicos, redes sociais, e outros mecanismos que estão à disposição. E sabe que outra coisa preciosa isso traz? Informação. Dados coletados via tecnologia, perfilado nas características dos seus clientes e potenciais consumidores. Isso mesmo, agora acompanhar o comportamento do público da sua empresa é a chave para reinventar suas estratégias de venda. Isso traz possibilidades de interação que ultrapassam a simples comunicação pela venda, mas que podem fazer com o que o seu cliente esteja sempre ali caso você forneça a ele coisas simples como material informativo e curiosidades sobre a sua área de interesse.

A realidade é que a exigência do consumidor já não se restringe apenas a um produto de qualidade. Eles quer aprender, ver, tocar, sentir, experimentar, escolher, se divertir, comparar, ser reconhecido, levar o produto, avaliar, criticar, curtir, elogiar e recomendar. A tecnologia e o mundo real se misturam para criar vínculos emocionais e sociais com os clientes. O meio digital é usado como canal de auxílio na compra, e a loja física aprimora essa experiência.

Por isso é importante que empresas – principalmente as tradicionais – considerem fatores como culturas inovadoras e mudança de conceitos de negócio, além da revisão dos seus processos. Se o cliente é digital, as empresas não podem mais ser analógicas. Uma fábrica de tinta, por exemplo, que tenha a tinta de melhor qualidade, poderá fornecer para os seus clientes um aplicativo estruturado em realidade aumentada, que possibilita aos seus clientes visualizar o resultado de determinada pintura aplicada em uma das paredes da sua casa, tudo isso com pouquíssimos cliques. Tendo que escolher entre a tinta que ela não sabe como vai ficar, e a que ela pode simular digitalmente, qual você acha que ela vai escolher?

Não há dúvida, com este novo cenário do varejo, é preciso maximizar a experiência do produto, considerando todos os modelos de compras. É preciso encantar o comprador antenado, que está presente em todas as plataformas, entender o seu perfil e oferecer uma experiência de consumo que atenda às suas expectativas.

Esse tipo de consumidor entra na sua loja física e usa seu smartphone durante todo o processo de experiência, fotografa os produtos que mais gosta, mas deixa a loja sem finalizar a compra. Isso porque ele vai sair dali, vai fazer pesquisa em outras lojas e acabar realizando a compra em um site, e não necessariamente no seu, e sim naquele que apresentar o melhor preço e condições para ele.

Por isso, quando esse comprador visita a sua loja, entendendo que ele não vai fechar o negócio naquele momento, você pode entregar para ele um voucher de desconto para a sua loja virtual, ou pensar em outra estratégia que o direcione para a compra, ou até em formas de convencê-lo a concretizar a compra ali mesmo, apresentando algumas vantagens caso ele decida fazer isso.

Então é isso, neste contexto de inovação e novos caminhos do varejo, a comunicação com o cliente está se moldando às necessidades específicas de cada mercado e ao perfil do consumidor, com o uso de informações enviadas em tempo real dos espaços de vendas, físicos ou virtuais, que exigem do varejista planejar ações online e offline, que gerem resultados efetivos nas suas vendas. É preciso então acompanhar este processo, assimilar as mudanças e se render às necessidades de investimento, adaptando-se aos novos moldes estabelecidos pelo mercado, para somente assim alcançar o sucesso esperado.

DEIXE UMA RESPOSTA CADASTRANDO-SE PELO SISTEMA DO BLOG OU ROLE MAIS PARA BAIXO E COMENTE PELO FACEBOOK

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, entre com seu nome aqui.