Início Artigos Churrasqueira As vantagens dos diferentes tipos de churrasqueiras

As vantagens dos diferentes tipos de churrasqueiras

221
0

Desde a descoberta do fogo que o churrasco esteve presente na cultura humana. Ainda na pré-história, espetar uma carne com um espeto de pau e assá-la numa fogueira já era uma boa ideia. Mas não pense que ficou assim não, se antes a coisa acontecia na base da simplicidade e da subsistência, logo os humanos descobriram formas alternativas de assar, curar e defumar as suas carnes, encontrando novos sabores, como por exemplo, aconteceu nos Pampas Gaúchos (que abrangem parte do Brasil, Uruguai e Argentina), onde os churrascos passaram a ser preparados em buracos cavados no chão, assando a carne na fumaça, procedimento que levava bastante tempo, mas que compensava no sabor alcançado. Essa tradição é mantida ainda hoje, em muitas partes do mundo, porém, pela necessidade cada vez mais urgente de agilidade e praticidade nas ações humanas, o churrasco evoluiu para um evento social e gastronômico reservado a uma tarde, a um domingo, e as churrasqueiras, neste processo, acompanharam a evolução se tornando cada vez mais fáceis em termos de manuseio e limpeza.

Você pode até pensar que uma churrasqueira exige um espaço amplo, com piscina, e sim, essa é uma possibilidade, mas a beleza do churrasco está principalmente no fato de que é um evento democrático, e apesar de muitas carnes e churrasqueiras serem caras e inacessíveis para boa parte da população, ou dos equipamentos serem grandes para instalação em determinados espaços, com uma linguicinha, um pão de alho, uma cervejinha e uma lata com brasa, já dá pra improvisar, e hoje existem churrasqueiras de todos os tipos e tamanhos, para agradar a todos os bolsos e gostos.

Sim, possuir uma churrasqueira não requer espaço amplo nem especial, pois com a evolução dos equipamentos, e a portabilidade de alguns deles, eles se tornaram cada vez mais adaptáveis aos mais diversos ambientes, além de fazerem menos sujeira e fumaça do que costumavam.

Resumindo, as churrasqueiras podem ser instaladas na varanda, no quintal e até na cozinha, com a única exigência que qualquer que seja o espaço escolhido, ele precisa ser bem ventilado.

Atualmente, a maior parte das churrasqueiras é estruturada em aço inox e tem fácil manutenção, enquanto a alimentação do aparelho pode ser feita com carvão, gás ou eletricidade. Conheça agora às churrasqueiras a carvão, a gás e a eletricidade e opte pela melhor opção para a sua casa:

Churrasqueira a carvão

Entre todos os sistemas de churrasqueira, a que opera a carvão é a solução mais barata, a mais durável, e a que dá melhor sabor a carne, mas com a desvantagem de que produz mais fumaça, o que pode ser amenizado com o uso de coifas (link para o artigo de coifas) e de carvão de boa qualidade, seco e em pedaços grandes.

A mais tradicional de todas, essa churrasqueira ainda é a preferência da maioria, por preservar a “magia” do churrasco, mantendo o processo de colocar carvão, acender o equipamento e controlar o fogo e o tempo da carne.

Em termos de segurança, pela quantidade de fumaça emitida, é recomendável que a sua instalação ou utilização (no caso das portáteis) seja feita sempre em espaços bem ventilados e abertos.

Churrasqueira a gás

Embora seja reconhecido que o carvão dá mais sabor ao churrasco, os modelos de churrasqueira a gás são considerados mais ecológicos e vêm conquistando bastante espaço no mercado. Para compensar essa diferença, alguns fabricantes vêm produzindo churrasqueira com pedras vulcânicas, que conseguem simular algo próximo do sabor defumado que o carvão produz.

A sua maior vantagem é o tempo que demora para pré-aquecer e assar o churrasco além da facilidade e a segurança do sistema de acendimento, por ser automático.

Também, uma vez que dispensam o uso de carvão e eletricidade, esse é o modelo que possui o menor custo para assar a carne, embora os equipamentos em si não sejam tão baratos oferecem bastante praticidade na operação e limpeza, já que não há necessidade de remover as cinzas.

Churrasqueira Elétrica

Você mora em apartamento, mas não quer abrir mão do churrasquinho de domingo? Então a churrasqueira elétrica é a melhor opção para você. Portáteis, de fácil manuseio, e a um preço acessível, as churrasqueiras elétricas são ideais para quem deseja aproveitar ao máximo o seu churrasco, sem se preocupar com a sujeira depois, uma vez que não produzem muita fumaça e são facílimas de limpar.

Por serem elétricas, esses modelos também são uma boa pedida para pessoas desatentas e com poucas habilidades para lidar com inflamáveis, já que para ligá-las, basta saber como funciona uma tomada. Além disso, elas permitem ao usuário completo controle da temperatura além de praticidade de terem um display com botões para ativar suas funções, inclusive o timer, o que permite ao churrasqueiro dar uma conversada, ir ali e voltar rapidinho sem grandes preocupações de encontrar a carne carbonizada – no máximo surrupiada por algum guloso.

Então é isso, agora que você já passeou na história dos churrascos e conheceu os modelos disponíveis no mercado, deixe a sua opinião nos comentários do que você achou e nos contando qual o seu modelo favorito. Ainda tem dúvidas? Precisa de mais informação? Entre em contato conosco!

Conheça alguns de nossos modelos, clique encima da imagem para ampliar.

DEIXE UMA RESPOSTA CADASTRANDO-SE PELO SISTEMA DO BLOG OU ROLE MAIS PARA BAIXO E COMENTE PELO FACEBOOK

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, entre com seu nome aqui.