Início Artigos Tintas Como escolher a melhor tinta para seu projeto?

Como escolher a melhor tinta para seu projeto?

330
0
Agora é o momento de falarmos sobre um importante estágio do processo de construção ou reforma de um ambiente: a pintura. Seja porque você chegou ao final do seu projeto arquitetônico e agora está decidindo o que fazer com as suas paredes, ou porque resolveu dar uma repaginada, ou, ainda, porque está decidindo que rumo tomará a fachada da sua casa ou do seu estabelecimento, chega uma hora em que é necessário dedicar uma especial atenção a isso.
Para muitos, esse pode ser considerado apenas um detalhe, mas a cuidadosa escolha de cores, texturas e estampas dos ambientes, influenciam diretamente no bem-estar dos que estão ali presentes, e antes de escolher quais tintas você irá comprar, e de que marca, existem três pontos importantes que devem ser levados em consideração: o estilo, a função e a durabilidade delas. Requisitos que a empresa Eucatex, com mais de seis décadas de mercado, atende muito bem.
Os produtos Eucatex são desenvolvidos com matérias-primas de última geração e tecnologia de ponta, garantindo não só a qualidade produto, como a beleza da sua casa ou ambiente comercial com o máximo em durabilidade e segurança, e tudo isso com ótima relação de custo benefício.
Mas somente saber que tinta utilizar, ainda não é tudo, buscando facilitar ao máximo para você, listamos o passo a passo para que você consiga fazer as melhores escolhas durante este processo e o que melhor se adequa à sua necessidade:
Ambiente
Antes de qualquer coisa, uma prioridade é observar os aspectos presentes no ambiente onde você quer pintar a parede. Quais são ou serão os tons dos móveis que ali estarão? E dos objetos de decoração?
Mudança na pintura/decoração (imagem: metrópoles)
Isso dará uma boa base de compreensão e limitação de cores para interagir com os elementos já existentes.
Preferência de Cores
Leve em consideração os gostos pessoais de quem vive ou frequenta o espaço. As cores provocam diferentes reações em diferentes pessoas, é importante que se crie uma atmosfera agradável para aqueles que mais entrarão em contato com o local.
Decoração com cores frias (imagem: diyhomebr)
Decoração com cores quentes (imagem: vai com tudo)
Considere o efeito das cores
Apesar de diferentes cores provocarem diferentes reações, há determinados aspectos genéricos sobre os seus efeitos, de aplicação universal.
MacDonald’s e suas cores quentes que estimulam a alimentação (imagem: educaçãoaovivo).
Um exemplo disso é o vermelho, que é uma cor quente e estimulante, e que não combina com espaços de descanso.
Iluminação
Atente-se ao fato que, a cor do mostruário pode se “transformar” em outra coisa, a depender da iluminação aplicada no espaço. Isso porque lâmpadas brancas acendem e clareiam tonalidades, enquanto as amarelas as intensificam.
Não observar esse aspecto pode gerar uma grande frustração com relação ao efeito esperado.
Diferentes lotes, diferentes tonalidades
Ao comprar a tinta para o seu projeto, procure comprar latas da mesma cor e pertencentes ao mesmo lote, ou então, calcule a quantidade necessária de tinta, misture tudo em um recipiente e só depois comece a pintura. Isso porque tintas de lotes diferentes podem vir com sutis diferenças de tonalidade.
Uma alternativa a isso é a máquina E-Colors, da Eucatex. Trata-se de um sistema tintométrico de alta tecnologia, instalado em alguns pontos de venda do país, com a capacidade de preparar automaticamente mais de 5 mil opções de cores, além das que você mesmo pode criar, através de um sistema personalizado.
Sistema e-colors eucatex
Isso é interessante porque você tem total garantia de fidelidade e reprodutibilidade da cor escolhida, e pode comprar exatamente o mesmo tom, em qualquer quantidade, sempre que precisar.
A HiperJN possui máquinas E-Colors em suas lojas físicas e atendentes prontos para auxiliá-lo sobre o seu uso.
Círculo cromático
Comumente utilizado na moda, no design e, claro, na arquitetura e decoração, o círculo cromático ajuda a entender as cores no ponto de vista das combinações possíveis. Sua versão mais simples é composta por 12 cores: as três primárias, as três secundárias e seis terciárias.
Circulo cromático (imagem: loucasporesmalte)
Com ele, é possível identificar rapidamente quais são as cores complementares, análogas, e outras combinações, e o seu uso possibilita a criação de um ambiente harmônico, uniforme e sem surpresas e choques visuais.
Localização
Um fato importante a ser observado na escolha das cores, especialmente no que diz respeito a fachada, é se atentar aos arredores do local ou estabelecimento, para que ele não entre em um enorme contraste como todo existente (a não ser que este seja o objetivo).
Pink contrastante na fachada da loja Marisa (imagem: r7)
Ele ficará na cidade ou no campo? A escolha das cores pode ser influenciada pelo contexto da morada, aspectos da vizinhança, e pela presença ou falta de natureza ao redor.
Previsão do tempo
Para os dias de aplicação da pintura, fique atento à previsão do tempo. Se o clima estiver muito úmido, a tinta terá maior dificuldade para secar. Se tiver seco ou quente, a tinta terá dificuldade para ser espalhada e pode deixar manchas na sua parede.
Acabamento
Com diversas opções no mercado, as tintas variam bastante em textura e acabamento, para atender às mais diferentes necessidades. A Eucatex, por exemplo, oferece em seu site um guia completo com as suas tintas e dicas para encontrar a mais indicada para cada ambiente e superfície, além de segredos de cada produto. “O que você quer pintar?” é a pergunta que o site te faz, e a tinta que será a resposta para esta pergunta você encontra clicando aqui: www.eucatex.com.br/tintas/
Simule a pintura
Os simuladores de cor online são grandes aliados para conseguir ter uma ideia do resultado. Através do uso da tecnologia de realidade aumentada, esse é um serviço encontrado em diversos sites e aplicativos gratuitos e pagos.
Inspirações
Antes de arriscar, reúna fotos de ambientes com as cores que você tem em mente. As referências da vida real vão te dar uma dimensão do que você deseja e pistas se a combinação de cores será certeira. A Eucatex possui, em seu aplicativo gratuito “Tintas Eucatex”, disponível na App Store e na Google Play, um setor com “Ambientes que inspiram”, onde é possível encontrar lindos ambientes decorados, que além de inspirar, trazem todas as informações dos produtos que foram usados para produzi-los.
Especialista
Se a busca pela cor, tom, intensidade, combinação e texturas ideais ainda te deixam confuso, talvez seja interessante contratar um arquiteto ou designer de interiores para te auxiliar.
Você gostou das nossas dicas? Tem ainda alguma dúvida ou deseja mais informações sobre as tintas Eucatex? Quer saber qual é a nossa loja com esses produtos mais perto de você? Entre em contato conosco!

DEIXE UMA RESPOSTA CADASTRANDO-SE PELO SISTEMA DO BLOG OU ROLE MAIS PARA BAIXO E COMENTE PELO FACEBOOK

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, entre com seu nome aqui.