Início Artigos Portas Portas: como anda o seu cartão de visitas?

Portas: como anda o seu cartão de visitas?

205
0
porta pivotante cromoda ramassol 2
Porta pivotante cromada ramassol.

Em um meio empresarial é normal ouvirmos falar em conceitos como imagem, cartão de visitas e sobre a importância de sempre se deixar uma boa primeira impressão, não é mesmo? Mas e se você tivesse que adivinhar qual elemento de um projeto arquitetônico desempenharia esse papel, qual você chutaria? Não sabe? Eu te digo: a responsável por passar a primeira impressão de uma casa, estabelecimento ou ambiente é, sem dúvida nenhuma, a sua porta de entrada. Ainda que a princípio pareçam conceitos muito distantes, da mesma forma que uma empresa deve se preocupar em apresentar um bom cartão de visitas, uma porta também deve ser cuidadosamente escolhida, afinal, como toda primeira impressão, ela pode tanto atrair atenção positiva, quanto negativa.

Pra que elas servem afinal

Grosso modo, e pensando apenas no seu aspecto funcional, uma porta é uma abertura na parede, muro ou em painel envidraçado, rasgada até o nível do pavimento, que serve para permitir ou bloquear a entrada de pessoas, animais e veículos, além de influenciar na passagem de luz e ventilações nos ambientes. Em ambientes fechados, devem proporcionar conforto acústico, reduzindo a propagação sonora entre ambientes.

Então, além da necessidade estética de serem apresentáveis, as portas devem possuir também, a depender do lugar onde serão instaladas, resistência física para suportar a ação dos agentes atmosféricos (vento, sol e umidade), do tempo, e para proteger o ambiente contra chuvas, infiltrações, frio e calor.

A boa notícia é que hoje, para atender a estas duas necessidades, tanto a funcional quanto a estética, você encontra portas de vários tipos de aberturas, materiais, modelos e tamanhos, embora a grande maioria delas compartilha esses elementos em comum:

Folha

Essa é parte mais memorável da porta e basicamente 95% da sua constituição. Aquele retângulo que nós olhamos e reconhecemos “olha, ali temos uma porta”, essa é a folha: uma chapa lisa (de madeira, metal vidro ou outros materiais) responsável pela vedação da parede e que costuma ser confundida com a porta propriamente dita.

Batente ou Marco de Porta

É o equivalente à moldura da folha: são os perfis retangulares que estão presos junto à abertura na parede e permitem a fixação da folha.

Guarnição

Esse é o elemento responsável por esconder o rejunte entre a parede de alvenaria e a madeira do batente.

Maçaneta

Essa você conhece bem, mas não custa reforçar. Essa é a peça que, junto com as dobradiças e o trinco são responsáveis pelo movimento da porta de abrir e fechar, assim como o seu trancamento.

Sim, esses são alguns dos elementos que costumam compor uma porta, mas nem todos são obrigatórios. Há variações de design e abertura de portas em que nem todos estão presentes. Dos mencionados, o único item que está presente em toda e qualquer porta é a folha, e ela pode ser constituída por uma série de materiais, além de possuir diferentes texturas e formas de abrir:

Materiais

Madeira

As folhas de madeiras são as mais utilizadas nas portas das casas devido ao seu grande custo benefício. É um material resistente, que veda bem o som e a luz. A sua única desvantagem é que perde durabilidade em locais de alta umidade.

Alumínio

As folhas de alumínio produzem portas com uma durabilidade muito longa e que não enferrujam. Com preços bem acessíveis, são muito utilizadas em ambientes molhados e cidades úmidas (litoral). Também são leves e fáceis de instalar.

PVC

As portas em PVC têm como vantagens a sua duração, leveza e facilidade de manutenção. Como se trata de uma relativa novidade no mercado, a sua desvantagem é que há ainda poucas opções de modelos disponíveis para a pronta entrega, e maioria delas ainda é feita sob encomenda, o que aumenta o seu custo.

Aço

As portas de aço são mais baratas, mas sofrem muito com as adversidades do ambiente, e cedo ou tarde apresentam sinais de corrosão e ferrugem. Este é um material que está perdendo espaço no mercado para as opções de alumínio e PVC.

Vidro

As folhas de vidro são mais conhecidas como de blindex. Na sua versão mais comum, as portas feitas desse material são compostas de placas de vidros temperados fixados a rolamentos que deslizam em trilhos e acabamento é feito com cantoneiras de alumínios. Este tipo de porta pode ser utilizada em todos ambientes, mas por questões de segurança, devido a sua transparência, recomenda-se evitar folhas de vidros para portas externas da casa.

Clique nas imagens para mais detalhes…

DEIXE UMA RESPOSTA CADASTRANDO-SE PELO SISTEMA DO BLOG OU ROLE MAIS PARA BAIXO E COMENTE PELO FACEBOOK

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, entre com seu nome aqui.